Por ser exclusivamente utilizado durante as estações mais quentes do ano e frequentemente negligenciado quando o outono e o inverno chegam, várias pessoas têm se perguntado: deixar o ar condicionado muito tempo parado pode comprometer seu funcionamento?
Uma dúvida válida, afinal, perceber que o seu aparelho estragou justo no meio do verão é uma situação bastante desagradável.
Foi pensando nessa questão que elaboramos o conteúdo de hoje. Portanto, continue acompanhando este post e entenda como ele funciona para descobrir se isso realmente acontece. Confira!
Entenda a funcionalidade do equipamento
Caso não saiba, a peça principal do ar condicionado, que faz com que ele funcione, é chamada de compressor. Do mesmo modo que o motor de um carro, sua função é “dar a partida” no sistema.
Assim como todo motor, o compressor também precisa de óleo lubrificante para operar adequadamente.
Por essa razão, não é recomendado deixar o eletrodoméstico muito tempo parado. Apesar de mínimas, as chances dele estragar ainda existem.
A falta de lubrificação ou o acúmulo de sujeira devido ao tempo sem uso são os principais fatores de depreciação. Então, procure criar um lembrete para ligá-lo, pelo menos, uma vez ao mês por 30 minutos.
Evite problemas com danificações
Como você viu mais acima, existe, sim, o risco de o aparelho se danificar depois de muito tempo parado. Para evitar qualquer possibilidade, faça uma boa limpeza em seu ar condicionado antes de ligá-lo no verão, principalmente se você não o utiliza há alguns meses.
Podemos reforçar a orientação de ligá-lo uma vez ao mês, durante 30 minutos, mesmo nos períodos mais frios do ano. Pode colocá-lo tanto no modo ‘ventilação’ como ‘refrigeração’, o importante é deixar o produto funcionando por alguns minutos e movimentar o maquinário, fluidos e óleos pelo sistema.
Mais uma dica que lhe ajudará bastante a mantê-lo funcionando bem é mandar instalar proteções externas de modo a protegê-lo das mudanças do clima. Essas são medidas que prolongam a vida útil do equipamento e reduz custos com manutenções corretivas.
Realize as manutenções periódicas
Já que citamos as manutenções, outra recomendação é que você leve seu ar condicionado para as avaliações de prevenção.
É quase como um “check-up” com um médico; a cada seis meses, limpe os filtros e outras peças de acesso fácil e acione a assistência técnica para uma higienização mais profunda e para verificar se o equipamento está bem conservado.
Vale ressaltar que a má instalação do produto também prejudica sua longevidade. Por isso, evite instalá-lo de forma caseira, solicite sempre os serviços de um profissional especializado. Somente ele saberá instalar adequadamente.
Apesar de o perigo ser mínimo, é possível que ao deixar o ar condicionado muito tempo parado, ele acabe parando de funcionar.
Então, basta seguir as dicas de conservação que lhe demos aqui para aumentar a vida útil do seu eletrodoméstico. Também não se esqueça de fazer as manutenções periódicas a cada seis meses.
Agora que você já sabe a resposta para essa questão, entre em contato conosco e solicite uma visita técnica para avaliar o estado do seu aparelho!